A IAB (International Advertisement Bureau – Agência/Escritório Internacional de Publicidade) é um órgão internacional, independente e sem fins lucrativos que se encarrega de ajudar empresas a implementar padrões de indústria. E em junho de 2017, criou o padrão de verificação de inventário, o ads.txt.
Ads, neste caso, é uma sigla: Authorized Digital Sellers (Vendedores Digitais Autorizados).
O que é o ads.txt?

Como o próprio nome dá a entender, trata-se de um arquivo que deve estar na raiz do seu site (www.dominio.com/ads.txt), similar ao robots.txt. Nele, deverá constar a lista de empresas e/ou agências autorizadas a vender o inventário do seu site.
Quando falamos em inventário, estamos nos referindo aos anúncios no seu site. Por exemplo, se você usa o Google Adsense, você está autorizando o Google a vender aquele espaço para quem ele achar melhor. O mesmo se aplica a Lomadee, Zanox e qualquer rede de publicidade.
Por que ele é necessário?
A iniciativa é parte de um esforço maior para combater a fraude na venda de anúncios na Internet. Seu foco é evitar que pessoas não autorizadas revendam seu inventário para terceiros e pessoas ou agências fazendo-se passar por seu representante.
Como funciona o ads.txt?

Quando você cria um arquivo ads.txt listando as empresas, estas mesmas agências também geram um arquivo informando que estão autorizadas a vender o inventário do seu site.
Quando alguém quiser anunciar junto à agência no seu site, basta verificar se ambos tem um ao outro no ads.txt. Assim, a pessoa pode ter certeza de estar comprando um inventário autêntico.
Além disso, o arquivo permite que você saiba todos os outros vendedores autorizados, podendo procurar uma oferta melhor para anunciar em um site.
Como criar um arquivo ads.txt?
O arquivo pode ser criado no bloco de notas mesmo e enviado para a raiz do seu site, de modo que possa ser acessado diretamente por dominio.com/ads.txt.
Cada linha do arquivo é composta pela seguinte sequência:
- Nome do domínio no sistema de publicidade – Para quem usa Adsense, o nome do domínio é sempre google.com.
- ID da conta do editor (você) – Sua identificação na plataforma da agência/empresa. No Google Adsense é seu ID de editor, aquele que começa com pub-XXXXXXXXXXXXXXXX (Painel do Adsense > Configurações > Informações da Conta).
- Tipo de relacionamento/conta – Pode ser Direct, se você tiver acesso a plataforma dos anúncios (como no Adsense) ou Reseller se isso for gerenciado por terceiros.
- ID de autoridade de certificação – Identificação junto a uma autoridade de certificação (Trustworthy Accountability Group – TAG). Para contas do google use sempre f08c47fec0942fa0.
Veja abaixo um exemplo de arquivo.
google.com, pub-0000000000000000, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-0000000000000000, RESELLER, f08c47fec0942fa0 greenadexchange.com, 12345, DIRECT, AEC242 blueadexchange.com, 4536, DIRECT silverssp.com, 9675, RESELLER
É obrigatório?
Não, assim como o uso de robots.txt, vai depender inteiramente da sua vontade. Entretanto, algumas agências de publicidade já estão exigindo que seus clientes tenham o arquivo. O Google não considera o uso obrigatório, mas recomenda o uso.
Pode ser que mais pra frente torne-se obrigatório para muitas empresas, então por que não implementar logo?
Recentemente fui notificado sobre essa mudança, porém não implementei ainda, hoje os anúncios do meu site desapareceram. Será que pode ter alguma coisa a ver ?
Alexandre, o problema deve ser outro. O arquivo não é obrigatório ainda. Se os anúncios não forem novos, sua conta pode ter sido banida, é bom olhar seu email ou ver no seu painel do Adsense. (Estou supondo que seja Adsense)
Olá, entrei em contato com o fórum onde meu site é hospedado e eles colocaram o arquivo para mim. Porém, no mesmo dia que o arquivo foi colocado no meu domínio algumas horas depois todos os anúncios Adsense não aparecem mais no meu site. O que pode ser?
Você colocou os dados de acordo com os anúncios que vc já vinha botando, Cleide?
Obrigado Angel Costa, o problema já se resolveu, os anúncios voltaram a aparecer no meu site. Foi um pequeno erro com o código ads.txt inserido no meu domínio, mas, o problema foi corrigido e agora está tudo certo.
Olá eu inseri o ads txt quanto tempo demora para desaparecer a mensagem no meu painel do google adsense.
No máximo 24-48 horas, José Roberto.
Obrigado Angel Costa irei aguardar esse tempo, espero que desapareça a mensagem.
Olá, prezado. Dúvida de ignorante, peço, humildemente, sua ajuda.
Tratando-se de Awin e Lomadee, por exemplo, estas informações obtenho por conta própria ou devo solicitar o suporte?
Grato!