/ Dicas

Usuários preferem usar o smartphone para navegar na internet

Com o surgimento dos smartphones, os aparelhos celulares deixaram de ter apenas a função de fazer ligações e passaram a estar cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores. A cada ano, novos modelos surgem com maior capacidade de armazenamento e processamento, sendo capazes de realizar atividades que antes só eram possíveis com o auxílio de um computador. De acordo com dados da consultoria Morgan Stanley, o Brasil é um dos países que possui maior número de smartphones no mundo, perdendo apenas para a China, os Estados Unidos e o Japão. Outra empresa de consultoria, a International Data Corporation (IDC), divulgou um estudo indicando que foram vendidos cerca de 13 milhões de smartphones durante os meses de abril, maio e junho de 2014 no Brasil.

A praticidade é uma das vantagens que o uso dos smartphones trouxe para a vida dos brasileiros. Pagar contas, ler e responder e-mails e fazer compras são atividades que podem ser feitas em qualquer lugar, com apenas poucos cliques. Isso tem refletido no número de consumidores que utilizam as lojas virtuais, que cresce cerca de 30% ao ano. Por conta disso, empresas de diferentes ramos investem, cada vez mais, em aplicativos e páginas exclusivas para celulares. Esse é um dos motivos que tem incentivado os usuários a utilizarem os smartphones para acesso à internet. Estima-se que os dispositivos móveis são responsáveis por, aproximadamente, 20% de todo tráfego na rede.

Apesar de toda as vantagens oferecidas pelo uso dos smartphones, é preciso ficar atento, principalmente quando estiver utilizando uma rede pública, muito comum em restaurantes, supermercados e bares. Com a necessidade de ficar conectado o maior tempo possível, os usuários acabam aceitando termos de serviço em redes desconhecidas, fazendo download de aplicativos que podem ser maliciosos e, muitas vezes, disponibilizando informações pessoais em formulários de cadastro. Uma vez conectado à rede, o usuário pode ser vítima de ataques, como roubo do número do cartão de crédito durante uma compra online, por exemplo.

Para garantir proteção contra esse tipo de ataque, uma solução bastante conhecida pode ser utilizada: os antivírus. Assim como para os sistemas operacionais dos computadores, há antivírus para Android e eles podem ser baixados diretamente do Google Play. Esses antivírus detectam quando um aplicativo malicioso está sendo baixado ou quando uma conexão não é confiável, deixando o usuário alerta sobre os riscos que vai correr, caso decida se conectar à rede.

Usuários preferem usar o smartphone para navegar na internet
Share this