10 tarefas de manutenção para quem tem um blog WordPress

2

WordPress é uma das ferramentas mais versáteis da Web. Por conta de tal flexibilidade é comum que os usuários instalem e removam dezenas de plugins, temas e façam alterações em seu código.

Mas para que ele se mantenha instável estável, é importante fazer uma manutenção rotineira. Pelo menos a cada 3 meses é importante avaliar os pontos abaixo.

  1. Backup - Manter várias cópias de backup do seu site é a coisa mais prudente a se fazer. No caso do WP, existem vários plugins que podem fazer isto, como o BackWPup.
  2. Update - Além de novidades, cada atualização de temas e plugins podem trazer correções de problemas de segurança. Nunca deixe de manter tudo atualizado.
  3. SPAM - Evite que seu site fique cheio de comentários não relevantes usando um plugin decente como o Akismet ou Spam Bee.
  4. Testar email - Ter formulários funcionando é essencial para que os seus visitantes entrem em contato com você, especialmente se você usa SMTP para envio de emails.
  5. Performance - Otimização de banco de dados, verificação de plugins de cache, correção de erros de carregamento, tudo isto tem que ser feito para que o site seja o mais rápido possível. Plugin: WP Optimize
  6. Erros 404 - Verifique quais páginas os usuários estão solicitando e não estão encontrando com um plugin como o Redirection.
  7. Links quebrados - O Broken link checker faz uma varredura em links, imagens e vídeos e diz quais sites não estão respondendo. Não dá para não ter em um blog.
  8. SEO - Verifique sitemaps, títulos, descrições e imagens de compartilhamento nas redes sociais. Vale também dar uma olhada no Google Webmasters.
  9. Imagens - Ter imagens otimizadas, leves, prontas para SEO podem fazer milagres pelo seu site. Sugiro dar uma olhada no Media Cleaner, Media Renamer, Imagify and SEO friendly images.
  10. Segurança - Troque suas senhas com frequência, verifique seus logs de erro e outras estatísticas para manter sua instalação segura e fugir de problemas. Sugestão de plugin: Sucuri.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here