Como escolher um template de WordPress para o seu negócio

0

Indiscutivelmente, o WordPress é a plataforma número 1 do mundo para a construção de websites. Hoje, mais de 74 milhões de websites operam na plataforma do WordPress, inclusive muitas empresas de sucesso e startups. Isso é mais de 27% de todos os sites da internet. Um dos motivos claros por tantos sites optarem pelo WordPress é o simples fato de ser uma plataforma gratuita. Para startups em geral é uma ótima opção por inicialmente não apresentar custos e por conta dos templates Premium (estes sim pagos) serem no geral extremamente baratos e acessíveis.

Temas pagos em geral possuem mais funcionalidades em comparação com as versões gratuitas, melhor suporte, código e no geral apresentam mais qualidade. É verdade que nem todo tema gratuito do WordPress é ruim, assim como não é verdade que todo tema pago é bom. Com milhões de temas disponíveis costuma ser bastante difícil encontrar a melhor opção para as necessidades do seu negócio.

Como você deve decidir?

Como a experiência do seu site tem de ser consistente para reforçar a proposta de valor do seu negócio, vale a pena gastar algum tempo procurando pelo template perfeito e ficar com ele por um bom tempo. Para evitar falhas, montamos uma lista para garantir de você não esquecer de avaliar nada no momento da sua escolha e conseguir um tema totalmente funcional.

O design é o elemento mais importante para você?

É extremamente importante que o design do seu blog esteja alinhado com a sua marca, visão e ideia. Na maioria das vezes, você não vai encontrar um tema que atende perfeitamente o design do seu website que você tem em mente. Mas, nesses casos você consegue recorrer a funcionalidades e extensões para criar a experiência final que você deseja.

Funcionalidades e recursos

Temas do WordPress vão permitir você fazer um redesign completo do seu site. Você pode mudar não apenas as cores, fontes e ícones, mas também pode personalizar os mínimos detalhes como adicionar um novo menu, alteração a apresentação dos seus posts e várias outras coisas. Antes de decidir o tema ideal, tenha certeza de verificar os pontos abaixo:

Compatibilidade com diversos browsers e smartphones

Com o aumento no número de pessoas na internet utilizando smartphones, é essencial que você selecione um tema que seja compatível com os diferentes tipos de smartphones e tablets. Se o seu tema não é responsivo e se adapta a celulares e tablets pode esquecer do template.

Se o tema for responsivo, é importante você verificar se o template funciona adequadamente nos diferentes navegadores de internet, isso é especialmente importante hoje em dia que pessoas utilizam diferentes navegadores (Chrome, Safari, Mozilla e outros).

Importante: Quanto mais recursos possuir seu tema, mais provável que algum deles não funcione em navegadores específicos.

Compatibilidade dos plugins

Quando você estiver configurando seu website dentro do WordPress, uma das primeiras coisas que você deve fazer é o download de uma série de plugins para enriquecer seu site.

Plugins adicionam funcionalidades e visual diferenciado ao seu website e acabam sendo um dos componentes mais importante do seu site. Tenha certeza de que você verificou a compatibilidade do seu tema com diferentes pugins.

A maioria dos temas premium do wordpress suporta a maioria dos plugins como W3 Total CaChe, Jetpack, Yoast SEO, WooCommerce e outros. Bons desenvolvedores se oferecem a testar e depois te retornar com essa resposta.

Importante: Ao utilizar múltiplos plugins no seu website, tenha certeza que eles não vão gerar conflito um com os outros.

Pré otimizado para mecanismos de busca

A maioria dos temas pagos presta atenção em configurações de SEO já que eles são programados nesse padrão. SEO vai fazer seu website mais fácil de ser encontrado por mecanismos de busca.

Velocidade de carregamento

É um que mais de 70% dos usuários vão abandonar um site se ele levar mais de 4 segundos para carregar. Seu site precisa carregar rapidamente para garantir de estar sempre gerando tráfego. Quando estiver escolhendo um tema, tenha certeza de verificar a sua velocidade de carregamento no Google PageSpeed Insights. Não faz sentido selecionar um template que demora para carregar.

Importante: Você pode utilizar vários plugins de cache no seu site para melhorar a performance do seu website. Também vale a pena manter seus plugins sempre atualizados.

O custo é um problema?

Não se decida pelo preço. Lembre-se que horas de trabalho são dedicas na criação de um bom tema e isso exige um preço justo. Apenas confirme alguns pontos antes de finalizar sua compra:

  • Licença: Dois tipos de licença são oferecidos por desenvolvedores de tema: pessoal e de desenvolvedor. Uma licença de desenvolvedor vai possuir suporte para múltiplos sites, enquanto uma licença pessoal só vai oferecer direito a um site.
  • Número de temas: Você pode optar por comprar um único tema ou um pacote de temas. Alguns desenvolvedores oferecem múltiplos temas por um preço único.
  • Assinatura vs Compra única: A maioria dos temas vem com um pacote de assinatura, o que quer dizer que você vai pagar por acesso e suporte de um ano.

O desenvolvedor oferece o suporte adequado?

Suporte é o motivo principal de você ter pago por um tema. Você precisa que alguém te ajude com qualquer dúvida que possa surgir no seu website. Muitos vão oferecer fóruns online para te ajudar, mas você pode sempre procurar pelos seguintes aspectos:

  • Tempo de resposta do desenvolvedor
  • Habilidade e qualidade da resolução de problemas
  • Que tipo de canal é oferecido suporte? Fórum, telefone ou através de tickets?
  • Instruções de uso antes da instalação
  • Desenvolvedores reconhecidos

Você precisa de um desenvolvedor que fique do seu lado ao longo de toda a construção de seu site. Para isso você precisa de alguém que seja confiável e bem estabelecido. Antes de selecionar seu desenvolvedor verifique: o número de temas criados por ele, a qualidade do seu suporte, feedback em mídias sociais e também o número de atualizações de cada um dos temas (é importante que o tema que você comprar não esteja abandonado pelos desenvolvedores).

Em resumo, comprar um tema é uma decisão extremamente importante pois afinal de contas seu site vai ser a espinha dorsal do seu negócio na internet.

Na Web desde 1995, aqui no Netmundo desde 2005.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here