SEO é atualmente um importante fator de sucesso para todos os sites. Sem este tipo de otimização, os usuários não chegam ao seu site, neste mercado saturado que é a Internet. Entretanto, várias tarefas de SEO não são tão complicadas e inacessíveis. Existem várias coisas que você pode fazer que já serão de grande ajuda.

1 – Formato das URLs

Um bom SEO começa com o formato do seu endereço.

  • O endereço tem que fazer sentido, ser descritivo e relevante ao conteúdo da página;
  • As palavras deve estar separadas por “_” (underline/sublinhado) ou por  “-” (hífen);
  • Não deve ser entupida de palavras-chave.

Exemplo: http://meusite.com.br/como-assinar-netflix-brasil

2 – Títulos adequados

Os tutoriais e vídeos do Google Webmasters não cansam de enfatizar a importância dos títulos para o desempenho de uma página no resultados das buscas. Eis as melhores práticas:

  • Menos de 70 caracteres;
  • Tem que ser informativo, atraente, mas não deve estar com excesso de palavras-chave;
  • Cada título deve ser único

Exemplo: “Saiba como assinar o Netflix no Brasil”

3 – Boas descrições

Um bom título tem como companhia uma boa descrição. Afinal, estes são os dois elementos que aparecem no resultado da página de busca. E os mais interessantes e relevantes para o usuário serão os eleitos para receberem um clique.

  • Menos de 156 caracteres;
  • Mais uma vez, evite o excesso de palavras-chave
  • Descreve e tem relevância ao conteúdo

Exemplo: “Para assinar o Netflix no Brasil, você só precisa ter um email e um cartão de crédito válido”

4 – Apenas uma tag H1 por página

Cada página deve ter somente uma tag h1, que é normalmente reservada para o título. As demais devem ser h2 ou h3, por exemplo. Usar a tag h1 em demasia pode confundir os robôs de busca quanto ao conteúdo real do site.

5 – Trilha de navegação

A trilha é um pequeno menu de navegação geralmente encontrado abaixo do menu principal. Ele serve para informar a sua localização referente à estrutura do site.

Exemplo: Home > Categoria > Sub-categoria > Produto atual

6 – Conteúdo único

Não importa o tipo de site que você tenha, é preciso verificar se o conteúdo que você tem é único. Isto quer dizer que ele não pode ser exatamente idêntico a algo encontrado em outro site. Por este motivo é importante monitorar constantemente por roubo de conteúdo.

7 – Texto formatado corretamente

Além de usar com sabedorias as tags h1, h2, etc, formate o seu texto usando várias técnicas para que a estrutura reflita o conteúdo.

  • Negrito, sublinhado e itálico são para destacar elementos;
  • Tabelas servem para tabulação de dados;
  • Existem listas de vários tipos: definição, ordenada e não ordenada. Todas servem para enumerar itens ;
  • Use paragráfos curtos de preferência.

8 – Tempo de carregamento

A velocidade do site é um fator de performance nos resultados da busca. Então, otimize o seu site para dar ao seu usuário a melhor experiência possível.

9 – Versão para celulares e tablets

Cada vez mais as pessoas estão usando celulares e tablets para navegar.  E Google observou isto, tanto que penaliza sites, deixando-os de fora dos resultados de buscas web feitas a partir de dispositivos móveis, se os mesmos não tiverem uma versão adaptada ou responsiva.

10 –  Links internos

Os links internos, aqueles que ligam as páginas dentro do seu site ajudam tanto os usuários como os robôs de busca a navegarem pela sua estrutura. As melhores práticas são:

  • Linkar apenas para páginas que são relevantes;
  • Não usar sempre palavras-chave, mas criar links naturais;
  • Tome o exemplo da Wikipedia e use links internos para dar sequência ao conteúdo

Boa sorte!

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