Já virou algo automático: ao criar uma nova instalação de WordPress, já vou adicionando os plugins de sempre para ter todas as funcionalidades às quais já me acostumei. E quais são eles, em ordem alfabética?
Ads.txt Manager
Se o site vai ter anúncios, seja de Adsense ou qualquer outra plataforma, as boas práticas mandam que a gente adicione um arquivo na raiz do site chamado ads.txt com uma lista das plataformas e ID dos editores. É também um jeito de saber quem pode vender inventário (espaço de anúncio) em seu site, para evitar pessoas má intencionadas.
Akismet ou Antispam Bee
O Akismet é um anti-spam da Automattic, empresa do WordPress, e já vem na instalação. Basta ser ativado com a sua chave – que pode ser grátis ou paga. Para sites de clientes, eu uso o Spam Bee, igualmente eficiente (e com mais opções) mas não requer nenhuma chave.
Broken Link checker
O tio Google não gosta quando você coloca links e eles não dão em lugar algum. Gosta menos ainda de imagens quebradas e vídeos não mais disponíveis. O BLC faz uma busca na frequência que você desejar por imagens fora do lugar, links quebrados e coisas do tipo.
Clicky by Yoast
Sei que o Google Analytics é recheado de recursos, mas nada me faz deixar de usar – em paralelo – o Clicky. Com uma interface simples, que de cara te dá todas as informações que você precisa, ainda possui metas e outros recursos como o GA. O plugin do Yoast instala de forma fácil e rápida o código necessário para o rastreamento.
PS: A plataforma é em inglês, mas a tia aqui traduziu pra vocês para o bom pt_BR. Basta mudar o idioma em preferências.
Editor clássico e Widgets Clássicos
Depende do caso, do projeto, do dia… Mas tem horas que esse novo editor Guttenberg só complica mais a minha vida, aí é hora de sumir com ele. Basta instalar e ativar estes dois plugins e pronto.
LiteSpeed Cache
Vocês podem me indicar qualquer plugin de cache, mas nenhum chega aos pés do LiteSpeed Cache. O único porém é que a sua hospedagem tem que usar o LiteSpeed como servidor web e nem todos oferecem isso. Ele oferece CDN, cache de página, objeto, banco de dados, otimização de imagens, hospedagem de DNS, minificação de CSS, HTML e JS, e um tanto de outras ferramentas para otimizar seu site.
Loco Translate
Se você comprou um tema, há 95% de chance de ele estar em inglês ou com uma tradução para o Português que deixa a desejar. O LT é excelente para traduzir, mesmo que não haja arquivo .po ou .mo – ele mesmo os gera, se necessário. Fica melhor ainda quando você usa em conjunto com uma chave de API do Google Translate (como eu tenho feito) e tem tudo traduzido em um clique.
Easy WP SMTP
Existem vários plugins que garantem a entrega dos emails que saem do seu WP, mas alguns ocupam espaço demais na barra lateral e não tem a opção de testes. Este passa em todos os quesitos. É simples de usar e testar.
Rank Math
Me perdoem os fãs do Yoast, mas Rank Math é fundamental. Uso desde 2019 e de cara me livrei de alguns plugins. Coisas que ele faz além do SEO: redirecionamentos, monitoramento de 404, instala código do Google Analytics, integra o Analytics e o Search Console no WP, integra com BBPress, Woocommerce, BuddyPress, etc. Além de schema e outras ferramentas, também possui uma inteligência artificial que ajuda a escolher as melhores palavras-chave para o seu post. Uso a versão paga desde que ficou disponível e uso em sites ilimitados. Não dá pra não usar.
Relevanssi
O sistema de busca do WP é decente, mas o Relevanssi melhora ele ainda mais. Dê maior peso ao título ou ao conteúdo, saiba o que seus usuários estão procurando em seu site, habilite o fuzzy matching para “entender” o que o usuário procura mesmo que ele não digite corretamente, procure por conteúdo em comentários e um tanto de outras opções.
WordPress Popular Posts
Não vou negar que um dos motivos para instalar é para que você – admin – veja de modo mais fácil o que está sendo mais acessado em seu site. Mas é sempre bom ter uma lista dos posts mais famosos do seu site na barra lateral para que os usuários acabem conhecendo mais do seu conteúdo.
WP SEO Search
Plugin bem simples feito pela pessoa mais top deste blog. Sua função é apenas trocar aquela “?s=” da busca padrão do WP, por algo mais legível e amigável em termos de SEO para “/busca/” por exemplo.
Esse é meu start kit para WordPress, todos os plugins da lista são ou possuem versão gratuitas.