9 maneiras de lidar com usuários de Adblock e manter a renda do seu site

O AdBlock foi criado há um tempo atrás com o intuito de bloquear anúncios intrusivos, como janelas abrindo, pop-ups que escondiam o conteúdo e coisas do tipo. O sistema evoluiu tanto que já é capaz de ocultar banners, pop-unders, links e anúncios em geral mesmo que não estejam sendo exibidos de forma intrusiva ao usuário.

Pela economia de banda durante a navegação, por um carregamento de página mais rápido e uma experiência sem distrações, os usuários de Internet estão aderindo aos montes a extensões de navegador com estas funcionalidades.

Se você tem um site, especialmente na área de tecnologia, já deve ter notado a queda nos rendimentos. Algumas pesquisas mostram que os bloqueadores estão comendo de 30 a 50% da renda.

Eis algumas dicas para tentar manter a renda do seu site em vista desta nova realidade:

Publicidade própria

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Em geral, os Adblockers procuram códigos de servidores de anúncios populares como Adsense, OIO Publisher, Google DFP e outros. Então, se você inserir anúncios manualmente (como uma imagem simples com link) ou com uma solução menos popular, as chances de ser bloqueado são bem menores. Existem alguns servidores de anúncio que tem o recurso de escapar dos Adblockers, como o WP PRO Advertising.

Mude de estilo

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Você sabia que a maioria dos usuários já está desenvolvendo uma cegueira a anúncios em formato banner? Então, o jeito é oferecer outros produtos de afiliados por meios de links, posts de avaliação ou patrocinados ou ainda vender campanhas de email marketing para sua base de usuários. Atualmente, uma combinação que uso com bons resultados é o Hotmart, Lomadee e Zanox.

Email marketing

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Se você tem uma base de emails de visitantes do seu site, é hora de fazer uso dela. As vendas por email tem aumentando significativamente nos últimos anos. Quanto mais segmentada a lista, melhor.

Aplicativos

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Como a Internet está migrando cada vez mais para dispositivos móveis, transformar o seu site em aplicativo para celular é uma excelente ideia. Vários sites grandes já aderiram à ideia. E por lá, os anúncios são mais difíceis de bloquear.

Whitelist

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Existem plugins que detectam se o usuário está usando ou não Adblock. Se você tiver uma base leal de visitantes e oferecer um conteúdo interessante, por que não pedir para que ele coloque o seu site na lista branca? Informe que é um jeito bacana de ajudar a manter o site.

Bloquear conteúdo

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Se mesmo pedindo o usuário não quiser liberar anúncios no seu site, é possível bloquear o acesso até que ele permita. É um tanto radical, mas se seu conteúdo for único e valer a pena, pode ser que dê certo. O lado ruim é que pode afastar o usuário de vez e ele não voltar mais ao seu site. Confira o script BlockAdBlock.

Conteúdo alternativo

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Em vez de bloquear o acesso, é possível mostrar um conteúdo alternativo para quem usa os bloqueadores. Tente capturar email para formar base de dados, mostrar anúncios alternativos, etc.

Área de membros

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Se você oferece downloads, conteúdo exclusivo e de alto valor para os seus usuários, talvez seja a hora de pensar em uma área premium com acesso pago.

Repense seus anúncios

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Se um alto índice dos seus visitantes usam os adblockers, é bom rever se você não está poluindo o seu site com anúncios em excesso. É compreensível que você queira fazer dinheiro, mas isto não deve diminuir a qualidade da experiência do usuário.

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