Tchau, Google Analytics; Olá, Clicky

O Google Analytics me perdeu depois de um desses redesigns periódicos que o Google tende a fazer de seus produtos. E, gerenciando uns 6 sites/blogs, preciso de algo mais intuitivo, amigável e fácil de ler.

Venho usando o Clicky já tem tanto tempo que nem lembro mais quando comecei. Só sei que ele é muito mais fácil de se ler e configurar do que qualquer outro sistema de estatísticas de websites que já usei.

Deixem-me listar alguns recursos que ficam a apenas uns poucos cliques de distância e em uma linguagem clara:

  • Goals (objetivos/metas) – basta definir a url, com ou sem funil, ou adicionar um simples javascript em botões ou links.
  • Eventos/ações – Igualzinho ao GA, mas mais fácil de configurar e visualizar.
  • Usuários – Não precisa compartilhar toda a sua conta, propriedade ou conta bancária, apenas indique qual email terá acesso a qual site.
  • Heatmaps – Se quiser ter uma funcionalidade igual a do CrazyEgg, basta ver os mapas de calor para identificar as áreas mais clicadas ou visualizadas de uma página.
  • Uptime – dá para ser avisado quando o seu site fica fora do ar. Simples e útil, não?
  • Alertas – Seja notificado quando algo acontecer em sua conta. Que tal receber um email quando o tráfego passar do número esperado? Quando alguém dos EUA acessar o site? Quando várias metas forem alcançadas?
  • Campanhas – Podem ser dinâmicas, personalizadas e até de estatísticas de vídeo. Existem uma ferramenta interna que ajuda a construir a URL do link com os parâmetros necessários.

Existem muitos outros recursos que centralizam tudo em um lugar só. Por exemplo, você pode monitorar uma busca no Twitter pelo Clicky. O serviço também tem um encurtador de URL que pode ser atrelado a cada site seu, o Clicky.me.

A única diferença agora é que em vez de colar dois códigos de analytics, vou me preocupar somente com o Clicky, que também possui o código assíncrono para não acelerar o tempo de carregamento da sua página.

Se alguém estiver preocupado com a diferença nas estatísticas, nem pense nisso. Por anos, tive os dois e não vi mais que 5 usuários de diferença entre a contagem de um sistema e do outro.

Convido você a experimentar algo descomplicado para acompanhar o crescimento do seu site: Clicky.

Tchau, Google Analytics; Olá, Clicky
Share this