Com a concorrência aumentando cada vez mais na Internet, segue uma lista com 7 dicas para não deixar o seu blog ficar para trás este ano.
Mobile-first
O tráfego para dispositivos móveis este ano superou o desktop. De uma forma tão definitiva que o Google agora está trabalhando em uma indexação “mobile-first”, dando preferência aos celulares (faça o teste do seu site) com o projeto AMP.
Estas mudanças mostram o quão importante é fazer com que o usuário tenha uma experiência agradável, independente da plataforma em uso. Existem hoje plugins para WordPress, temas responsivos e até serviços de terceiros com esta finalidade.
Conteúdo ainda é rei
Mantenha o olho nos seus visitantes e saiba o que eles procuram em seu site. Você pode até fazer enquetes nas redes sociais para saber os tópicos que os interessam. Uma vez que você tenha estes dados, veja se tem o conteúdo necessário e melhore-o.
Se não tiver, produza conteúdo extenso e de qualidade. Invista em posts do tipo listas, avaliações e tutoriais nos assuntos escolhidos.
Site seguro e legítimo
Um fator que definitivamente aumenta sua credibilidade é ter um domínio próprio em vez de plataformas como Blogger ou WordPress.com. Junto a isto, adicione um certificado SSL, que o CloudFlare oferece gratuitamente, para garantir uns pontos de SEO e para a segurança para o domínio.
Aproveite também para fazer uma limpeza e atualização nos plugins do seu blog para evitar códigos maliciosos. E, claro, backup sempre.
Layout limpo
Já tem muito tempo que a web ficou com a cara mais limpa. E boa parte disto se deu em prol da leveza dos sites. O fato é que a moda pegou e você pode fazê-la trabalhar a seu favor.
Mantenha o seu site clean para que os visitantes possam focar no que realmente importa: o conteúdo. Livre-se de contadores, widgets desnecessários e do excesso de imagens.
Site leve e rápido
Além dos já mencionados acima, um outro fator que lhe favorece perante o Tio Google é a velocidade de carregamento do seu site. Não tem segredo: se seu conteúdo for relevante e seu site carregar em menos de 2 segundos, você é um grande candidato à primeira página da busca.
E como fazer isso? Primeiro, é preciso otimizar imagens, compactar código, se valer de cache, comprimir javascript e CSS. Depois, você pode se valer do Google Insights, Pingdom ou outras ferramentas para medir o tempo para carregamento.
Nunca ignore as redes sociais
É muito complicado fazer com que seu site tenha visibilidade sem o apoio de sites como Facebook, Twitter e similares. Os usuários sentem-se compelidos a compartilhar mais dentro das plataformas originais do que em seu próprio site.
Mas atualmente não basta ter apenas uma página/perfil nestes sites, é preciso dar uma força na divulgação pagando impulsionamento ou fazendo anúncios dentro deles. É inevitável, porém o retorno é satisfatório e o custo mais baixo em relação a outras opções.
Vídeos ao vivo
Você já deve ter ouvido que o vídeo está perto de substituir o texto. Apesar de isto parecer meio improvável, as transmissões em vídeo (live streaming) do Facebook tem aumentado de forma considerável. O Youtube também segue crescendo firme e forte. Então, se você ainda não se voltou para os vídeos, é bom começar…
Crédito das imagens: Pixabay