Tenho tentado diminuir a quantidade de domínios e sites que gerencio. Simplesmente, falta tempo para gerenciar todos os projetos que quero. Então, acabei abandonando uns, unindo outros e migrando para outras plataformas.
Nesta semana de loucuras, decidi que precisava recuperar emails de domínios que não possuem mais site ou que ganharam novo domínio. Algumas pessoas acabam mandando mensagens para o email antigo e não queria perder estes contatos.
1 -Crie uma conta no Cloudflare
Se já não possuir, procure um serviço de hospedagem de DNS grátis como o Cloudflare, Namecheap ou ClouDNS e adicione o seu domínio. Será necessário fazer alterações no DNS para poder redirecionar o email.
2 – Criando domínio no Mailgun
O primeiro passo é abrir uma conta no Mailgun, o plano gratuito serve. Em Domains, adicione o endereço do seu domínio, sem o www e aguarde as configurações que deverão ser adicionadas ao Cloudflare (ou seu gerenciador de DNS).
3 – Configurando o DNS no Cloudflare
Abra a página de configuração do seu domínio no Mailgun e copie e cole cada configuração exigida no Cloudflare: 2 entradas MX, 2 entradas TXT e 1 CNAME.
Volte no botão Check DNS Records Now para validar as configurações. Pode demorar algum tempo para que as informações propaguem.
4 – Criando o redirecionamento
No Mailgun, acesse o menu Routes. Crie sua primeira redirecionamento clicando no botão. Aqui, você pode criar a configuração que desejar.
Por exemplo, para definir um email pega-tudo que vai pegar qualquer-coisa-possivel@seudominio.com, escolha Catch-All em Expression type. No campo Action, marque Forward e informe o email para o qual as mensagens deverão ir.
Para definir um email específico como usuario@dominio.com, em Expression type, escolha Match Recipient e informe o email que você deseja “criar” e redirecione para o email desejado.
Na descrição, use algo que defina o redirecionamento. Você pode criar quantos quiser. Lembre-se que eles tem uma ordem de prioridade para evitar conflitos.
OBS: você pode redirecionar para aliases do Gmail e usar filtros para facilitar a categorização.
4.1 – Validando emails
Para assegurar que você está encaminhando emails para um email seu, o Mailgun exige que você adicione os emails para o qual aponta a uma lista de contas verificadas.
Vá até as configurações da conta, clique em Authorized recipients e adicione os emails que irão receber as mensagens. Em seguinda, clique no link de confirmação que chegará na sua caixa de entrada e pronto.
5- Enviando email pelo Gmail
Se você quiser enviar emails com o domínio, acesse as configurações do seu Gmail (ou outro email com opções de envio de SMTP de contas externas) e na aba Contas e importação, vá até Enviar email como e clique em Adicionar outro endereço de email.
Na janela que abrirá, informe os dados solicitados (nome e email), desmarque a opção Tratar como alias e siga adiante. Nos dados de SMTP, informe as configurações que constam lá no Mailgun na página do seu domínio. Deixe marcado a opção de TLS.
O Gmail manda um email de verificação, que graças ao redirecionamento já ativo, chegará na sua caixa de entrada. Clique no link de validação e pronto. Você já poderá enviar email com o seu domínio.
Dica testada, aprovada e em uso, lá do Chrisanthropic.
Perfeito! Obrigado pelo conteúdo meu amigo!
Opa, que bom que deu certo!