Saldo de anúncios do Adsense e influência nos ganhos


Se você tem uma conta no Google Adsense e andou mexendo na aba “Meus Anúncios” ultimamente, deve ter reparado que agora há uma nova opção: Saldo de anúncios.

O saldo de anúncios dá a você, editor, mais controle sobre o seus anúncios e permite que você reduza o número de anunciantes que são mostrados aos usuários. Um equilíbrio entre a quantidade de anúncios e a experiência que o usuário tem em seu site podem melhorar o engajamento com o seu conteúdo. Com o novo recurso, você poderá ver como as mudanças nos volumes de anúncio afetam o seu ganho.

Ao mostrar somente os anúncios que possuem melhor performance, você pode notar uma queda dos ganhos. Entretanto, anúncios mais relevantes levam o usuário a ficar mais tempo no seu site e interagir mais com seu conteúdo.

Minha experiência

Assim que o recurso apareceu no meu painel do Adsense em janeiro, fiz a alteração mostrada na imagem acima. Diminuí a variedade dos anúncios para 84% e o resultado foi muito bom. Ao contrário do que o post oficial fala sobre queda dos ganhos gerais, notei um aumento significativo (20%) sem fazer nenhuma outra alteração.

A métrica que variou com esta experiência foi o número de cliques. Por exemplo, para o CTR de x%, em dezembro tive um período que me rendeu $40, enquanto depois da mudança no fim de janeiro, o mesmo período manteve o CTR de x%, mas me rendeu $60. Em alguns casos, o número chegou até a dobrar.

Ainda é cedo para afirmar muita coisa. Foi apenas um mês – ou menos – de testes. Então, estarei fazendo mais algumas alterações para determinar até que ponto a variedade de anunciantes influi na minha renda geral.

Adaptação livre do post oficial do Adsense Blog

7 comentários em “Saldo de anúncios do Adsense e influência nos ganhos”

    • Claudio, eu gostei dos resultados. Apesar de ter feito outras alterações, acho que o Adsense tá ficando mais fácil de controlar o retorno, especialmente com este recurso.
      Meu próximo teste é bloquear categorias que pagam pouco.

  1. Olá Angélica Costa!

    Gostaria de saber como está seus ganhos atualmente, você continua usando esse recurso? Estou tentando melhorar meus ganhos, pois está muito ruim mesmo tempo uma boa quantidade de visitas orgânicas. Espero retorno. Obrigado!

    • Elton, continuo usando e estou feliz com os resultados. Mas ocasionalmente eu altero para ver se os ganhos mudam. Ao longo do tempo já percebi que os ganhos variam muito conforme a época do ano, então eu continuo fazendo testes.

Deixe um comentário