Criando anúncios responsivos no Google Adsense

4
245
visitas

Com as pessoas acessando cada vez mais acessando a Internet de variados dispositivos, surgiu a moda dos sites responsivos – aqueles que se adaptam a qualquer tela. Pois o Google percebeu esta tendência e resolveu aplicar o mesmo princípio ao Adsense, sua rede de anúncios. Agora você pode ter um anúncio que ocupa um espaço proporcional ao tamanho da tela.

Como usar?

Primeiro, é preciso ter uma conta no Adsense. Se você já tem uma, o primeiro passo é criar um anúncio novo. Os antigos não podem ter o seu formato alterado para o tipo responsivo.

adsense-responsivo-1

1 – No menu de navegação, clique em Meus anúncios;

2 – Em seguida, clique em Novo bloco de anúncios;

3 – Na lista suspensa Tamanho do anúncio, selecione Bloco de anúncios responsivo (Beta);

adsense-responsivo-2

4 – Informe as outras configurações como faz nos outros anúncios normais

5 – Em seguida, clique em salvar e obter o código. O código que será mostrado é mais ou menos assim:

 <style>
 .nome-do-bloco { width: 320px; height: 50px; }
 @media(min-width: 500px) { .nome-do-bloco { width: 468px; height: 60px; } }
 @media(min-width: 800px) { .nome-do-bloco { width: 728px; height: 90px; } }
 </style>
 <script async src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
 <!-- (Nome) -->
 <ins
 style="display:inline-block"
 data-ad-client="ca-pub-xxxxxxxxxxxxxxxx"
 data-ad-slot="xxxxxxxxxx"></ins>
 <script>
 (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
 </script>

6 – Agora, precisamos modificar o código para informar ao Adsense o tamanho do anúncio que queremos para determinada largura de tela. Vou dar o exemplo do anúncio no topo do netmundo, que é responsivo.

A parte a ser alterada é somente o que está entre as tags <style>. Se você preferir, em vez de carregar o CSS no meio da página, pode adicionar estas propriedades diretamente na sua folha de estilo.

 <style>
 .nome-do-bloco { width: 320px; height: 50px; } /*Se nenhuma das outras condições abaixo se aplicar, carregue o cabeçalho para celular*/
 @media(min-width: 500px) { .nome-do-bloco { width: 468px; height: 60px; } } /* Em telas maiores que 500px, carrega o banner*/
 @media(min-width: 800px) { .nome-do-bloco { width: 728px; height: 90px; } } /*Em telas maiores que 800px, carrega o cabeçalho*/
@media(min-width: 1000px) { .nome-do-bloco { width: 970px; height: 90px; } } /* Se a tela for maior que 1000px, carrega o cabeçalho grande*/
 </style>

Você tem que informar a largura (width) e altura (height) de cada bloco de modo que sejam IDÊNTICOS aos tamanhos dos blocos que o Adsense já possui.

Algumas observações:

Estes anúncios só funcionam em layout responsivos e levam em consideração o tamanho da tela.

Como o formato é novo, alguns blocos podem mostrar anúncios de outros tamanhos ocasionalmente:

  • Um anúncio de 160 x 600 em um bloco de anúncios de 300 x 600
  • Um anúncio de 728 x 90 em um bloco de anúncios de 970 x 90
  • Um anúncio de 300 x 250 em um bloco de anúncios de 336 x 280

Lembre que o nome do seu bloco também vira uma classe de CSS, cuidado com conflitos.

Em alguns temas de WP ou Frameworks, a tag INS pode já vir configurada para mostrar um fundo amarelo, para resolver isso procure no seu css por INS e remova a propriedade background ou background-color:

ins {
 background: #fff9c0; /*Remova esta linha*/
}

*Infelizmente, os anúncios não são dinâmicos, não se modificam se você redimensionar a tela. Eles têm o seu tamanho definido no carregamento da página usando media queries. Para testar, redimensione a tela do navegador e recarregue a página para ver os diferentes tamanhos de anúncios.

Mais informações na seção de ajuda do Adsense

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here