11 motivos para trocar o Chrome ou Firefox pelo Opera

Depois de vários problemas com o Chrome e o Firefox, decidi procurar algum outro navegador que não drenasse toda a memória do meu PC. Fiquei surpresa ao ver que o Opera atendia a todas as minhas exigências. Ele já vem com muito recurso que preciso embutido. Vejam só o que ele tem de bacana:

1 – Memória

Se você já arrancou os cabelos com a lentidão que o Chrome pode causar em um PC, não se preocupe que o Opera não faz isso com você. Ele conta com vários recursos para minimizar o uso de recursos.

2 – Bloqueador de anúncios

Cansou de ver anúncios? Quer carregar os sites de forma bem mais rápida? O Opera promete em até 90%. Com apenas um clique, você pode liberar os anúncios de volta em qualquer site para ajudar os criadores.

3 – Modo de economia

Notei que quando uso o Opera no notebook, existe uma opção de economia de bateria, similar ao que temos nos celulares para estender o tempo de uso. Neste modo, o navegador pausa alguns recursos não essenciais para evitar drenagem de recursos.

4 – VPN embutida

Quer mais privacidade na hora de navegar por alguns sites? Quer acessar algum conteúdo restrito por região? A função nativa de VPN te oferece tráfego por região (Américas, Europa e Ásia) resolve isso.

5 – Leitor de RSS embutido

Não gosta do Feedly nem do Innoreader? Ao acessar qualquer endereço de feed, o Opera identifica e pergunta se quer adicionar ao leitor nativo. A função é básica e não tem categorização, mas é fácil de usar e bem intuitiva.

6 – Vídeos destacáveis

Esta é a função que me ganhou. Ao ver um vídeo no youtube, gifs em sites, você pode clicar e criar uma janela fixa com o vídeo em questão. A janela fica por cima de todos os programas abertos, pode ser redimensionada, movida e não fecha quando você minimiza o Opera.

Bloqueando notificações de sites no Chrome

Bloqueando notificações de sites no Chrome

Tem coisa mais chata do que aquelas notificações de sites no Chrome perguntando se você quer ficar atualizado com o...

7 – Sincronização entre aparelhos

Precisa dos favoritos, senhas, cookies e histórico sincronizados e disponíveis em todos os seus dispositivos? Não precisa instalar nada, basta ativar a sincronização, criar sua conta e pronto. Tudo na nuvem.

8 – Opera Touch

A versão do navegador para celular permite quase todas as facilidades que a versão para desktop. Além de aceitar comandos de voz, a interface é bem mais limpa que o Chrome para dispositivos móveis.

9 – Flow

O flow é um recurso interessante, é como uma janela de chat onde você vai jogando sites e conteúdo que quer acessar depois. A vantagem? Você pode jogar algo no flow no celular e depois acessá-lo do computador ou tablet.

10 – Janelas próprias para WhatsApp e Telegram

A sidebar (janela lateral) do Opera é algo interessante, você pode fixá-la e escolher alguns atalhos para ela. Dentre eles, uma janela para whatsapp e telegram que ficam abertas ao lado do seu site. Assim, você nunca mais perde uma notificação.

11 – Ferramenta de captura de tela

Apesar de ser bem básica, deixei de usar o Nimbus para aproveitar a captura de tela própria do Opera.

Outros recursos pequenos mas brilhantes

Quando você seleciona um texto, aparece um menu que te dá a opção de pesquisar sobre o assunto, enviar para o flow ou copiar o texto.

Se o texto selecionado for um valor em uma moeda, o Opera converte o valor para a sua moeda nativa. Isso é bom demais.

Existem vários outros recursos pequenos, mas é melhor testar e ver você mesmo a navegação suave que o Opera oferece.

Baixe agora: https://www.opera.com/pt-br

Deixe um comentário