Pare de usar AGORA seu Gmail no WordPress e outros serviços

0
98
visitas

A equipe do Gmail anunciou no fim do ano passado a mudança em sua política DMARC para p=reject, que entrou em vigar em junho deste ano e isto afeta o jeito como você envia emails.

DMARC quer dizer Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance que, resumindo, é um protocolo de autenticação de emails.

E tudo isto, na verdade, quer dizer que todo email enviado por qualquer outro serviço com um email de remetente @gmail.com será rejeitado. Os emails enviados de dentro do Gmail não sofrerão nenhuma intervenção. Acredito que o mesmo se aplique a emails que são enviados com autenticação via SMTP.

O problema na entrega reside quando ele é enviado por outro sistema, como o WordPress e serviços de newsletter como o MailChimp, por exemplo.

A medida foi tomada como um esforço para bloquear SPAM e phishing.

O que eu preciso fazer agora?

gmail-update-yahoo-outlook

A primeira coisa a fazer é trocar o endereço do gmail por outro nas configurações de cada serviço. Assim você garante que seus emails cheguem na caixa de entrada dos destinatários.

Você pode usar um email de outro serviço como Outlook.com, Zohomail.com ou Yahoo.com, apesar de tudo indicar que eles já estão tomando passos nesta mesma direção.

Tem alguma alternativa?

Bom, a melhor opção é ter seu próprio domínio para não sofrer este tipo de restrição. E ainda assim é recomendado fazer uso dos protocolos SPF e DKIM para ter certeza de que os emails serão entregues.

Além disso, ter o seu próprio domínio é geralmente uma boa ideia. Aumenta identidade da sua marca, torna o seu negócio mais fácil de ser encontrado nos mecanismos de buscas, etc.

email-marketing2

Quem já tem domínio e hospedagem, basta passar a usar os serviços de email oferecidos pelo provedor.

Se você já tiver um domínio, mas não quer/pode pagar hospedagem, existem serviços que oferecem hospedagem de email gratuita como o ZohoMail. Uso o plano gratuito há anos sem nenhuma reclamação.

Se não tem nenhum dos dois, a GoDaddy está vendendo domínios .com a menos de R$ 7,00.

Então, corra para fazer a troca e evitar ficar sem contato com os clientes ou usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here