O Google já avisou que quem quiser se sair melhor nos resultados orgânicos da sua busca, precisa ter um https à frente do endereço. Se comprar um certificado SSL tá meio complicado (e caro) para você, o Cloudflare tem uma solução sem custo algum com os mesmos resultados.

Então, se seu site já está usando o Cloudflare, basta fazer poucas configurações para ter tudo funcionando em 5 minutos. O primeiro passo é instalar os plugins necessários no WordPress para que não sejam gerados redirecionamentos infinitos.

No admin do seu WordPress, vá em Plugins > Adicionar novo e na caixa de busca digite Cloudflare. Procure pelo plugin oficial do serviço, cujo autor é Cloudflare Team.

Instale e ative o plugin, que vai consertar possíveis URLS que não sejam https. Em seguida, acesse a página de configurações do mesmo em Configurações > Cloudflare e preencha os campos necessários e mude a opção HTTPS Procotol Rewriting para On.

Nos meus sites, tive que instalar um segundo plugin que evita um loop infinito no admin quando o SSL está ativo. Repita os passos de instalação e procure pelo plugin Cloudflare Flexible SSL do iControlWP, instale-o e ative-o. Ele não requer mais configurações.

Agora, acesse sua conta do serviço > selecione o domínio em questão > no menu Crypto e mude a opção SSL para Flexible.

Ainda no painel do Cloudflare, crie um redirecionamento para mandar o tráfego http para https. No menu superior, clique em Page Rules > Create page rule. Siga o exemplo abaixo, adicionando o nome do seu domínio com um * no final (o próprio Cloudflare adiciona a “/” no final) e escolhendo a opção Always Use HTTPS. Depois clique em Save and Deploy.

O último passo é alterar a url da home e do site do admin do WordPress. Vá para Configurações > Geral e apenas troque o http por https.

Você terá que fazer login novamente no admin, mas tudo já estará em ambiente https, tanto o admin como o site principal.

É preciso alterar os links de imagens, javascripts e css para evitar avisos de conteúdo misto. Para ver se está tudo em ordem com seu site em SSL, faça o teste do SSL Labs.

Este artigo tem 24 comentários

  1. Fabiano Responder

    no final você diz: É preciso alterar os links de imagens, javascripts e css

    Vou precisar editar cada postagem que já fiz para colocar o https no link das imagens que publiquei?

    • Angélica Costa Responder

      Em geral, os plugins cuidam disto, mas é bom dar uma olhada para saber se alguma mudança manual será necessária.

  2. Thiago Cagna Responder

    Angélica bom dia! Primeiramente muito obrigado pelo tutorial….

    Queria ver se ppodes me ajudar com uma coisa…Fiz todas as alterações e aparentemente esta td ok….exceto que algumas miniaturas não estão carregando…Sabes o que pode ser?

    Na tela inicial já pode ver as miniaturas que não carregaram… http://www.ecohospedagem.com

    Obrigado!!!

    Thiago cagna

  3. Johnatan Responder

    Olá!
    Fiz o processo deu tudo certo;
    no dia seguinte a cor verde desapareceu
    ela so aparece no DASHBOARD quando esta fazendo algum edição

    Oque será que aconteceu? preciso criar outra “page rule” para direcionar o site? lembrando que eu ja criei page rule igual está no processo

    ja agradeço pelos seus conhecimento

    aguardo retorno

  4. Elisandro Borges Responder

    Obrigado pelo tutorial! Muito legal. Uma forma que resolveu o meu problema (pelo menos até agora aparentemente) foi simplesmente ativar o ssl no cloudflare e depois instalar o Really Simple SSL. E quando vou instalar novos sites de teste ou subdomínios, eu uso o Softaculous e escolho a opção de instalar sem o https, pra só depois instalar o Really Simple SSL. Se já instalo com https, dá o problema de vários redirecionamentos e não carrega o site.

    • Angel Costa Responder

      É, também notei que depois de algum tempo de propagação nem do plugin do cloudflare ou outro de ssl era necessário. Mas eu também gosto de usar o Really Simple SSL.

  5. Heráclito Responder

    Oi Angel, boa tarde! O plugin CloudFlare Flexible SSL Última atualização: 1 ano atrás, não consigo usar na minha versão do wordpress Versão 4.9.1, tem algum outro plugin que faz a mesma coisa, e se tiver um link que explica a configuração do plugin vai me ajudar muito.

      • Heráclito Responder

        Oi Angel, o cloudflare eu tenho instalado, mas o plugin “Cloudflare Flexibe SSL” não instalei porque o em Plugins > Adicionar novo , coloco o nome do plugin, nesse caso é o “Cloudflare Flexibe SSL” , quando ele aparece, fala que não é compativel na minha versão do wordpress. Mas agora estou com 2 dúvidas, sendo:
        1. Posso o plugin “Cloudflare Flexibe SSL” abaixar pelo link acima que me deu e instalar que não vai dar problema de compatibilidade?
        2. Quando você disse acima: ” Você pode instalar também só o Cloudflare Flexible SSL”, você está querendo dizer que não precisa instalar o primeiro plugin?

        • Angel Costa Responder

          Eu já fiz alguns testes aqui apenas com um dos plugins, com os dois e sem nenhum e deu certo. Mas é bom ter o do CloudFlare.
          Sim, vc pode instalar pelo upload, é essa a configuração que tenho aqui e coma mesma versão de WP.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *