Usando o SSL do Cloudflare no seu WordPress em 5 minutos

24
555
visitas
Usando o SSL do Cloudflare no seu WordPress em 5 minutos

O Google já avisou que quem quiser se sair melhor nos resultados orgânicos da sua busca, precisa ter um https à frente do endereço. Se comprar um certificado SSL tá meio complicado (e caro) para você, o Cloudflare tem uma solução sem custo algum com os mesmos resultados.

Então, se seu site já está usando o Cloudflare, basta fazer poucas configurações para ter tudo funcionando em 5 minutos. O primeiro passo é instalar os plugins necessários no WordPress para que não sejam gerados redirecionamentos infinitos.

No admin do seu WordPress, vá em Plugins > Adicionar novo e na caixa de busca digite Cloudflare. Procure pelo plugin oficial do serviço, cujo autor é Cloudflare Team.

Instale e ative o plugin, que vai consertar possíveis URLS que não sejam https. Em seguida, acesse a página de configurações do mesmo em Configurações > Cloudflare e preencha os campos necessários e mude a opção HTTPS Procotol Rewriting para On.

Nos meus sites, tive que instalar um segundo plugin que evita um loop infinito no admin quando o SSL está ativo. Repita os passos de instalação e procure pelo plugin Cloudflare Flexible SSL do iControlWP, instale-o e ative-o. Ele não requer mais configurações.

Agora, acesse sua conta do serviço > selecione o domínio em questão > no menu Crypto e mude a opção SSL para Flexible.

Ainda no painel do Cloudflare, crie um redirecionamento para mandar o tráfego http para https. No menu superior, clique em Page Rules > Create page rule. Siga o exemplo abaixo, adicionando o nome do seu domínio com um * no final (o próprio Cloudflare adiciona a “/” no final) e escolhendo a opção Always Use HTTPS. Depois clique em Save and Deploy.

O último passo é alterar a url da home e do site do admin do WordPress. Vá para Configurações > Geral e apenas troque o http por https.

Você terá que fazer login novamente no admin, mas tudo já estará em ambiente https, tanto o admin como o site principal.

É preciso alterar os links de imagens, javascripts e css para evitar avisos de conteúdo misto. Para ver se está tudo em ordem com seu site em SSL, faça o teste do SSL Labs.

24 COMENTÁRIOS

  1. Angélica bom dia! Primeiramente muito obrigado pelo tutorial….

    Queria ver se ppodes me ajudar com uma coisa…Fiz todas as alterações e aparentemente esta td ok….exceto que algumas miniaturas não estão carregando…Sabes o que pode ser?

    Na tela inicial já pode ver as miniaturas que não carregaram… http://www.ecohospedagem.com

    Obrigado!!!

    Thiago cagna

  2. Olá!
    Fiz o processo deu tudo certo;
    no dia seguinte a cor verde desapareceu
    ela so aparece no DASHBOARD quando esta fazendo algum edição

    Oque será que aconteceu? preciso criar outra “page rule” para direcionar o site? lembrando que eu ja criei page rule igual está no processo

    ja agradeço pelos seus conhecimento

    aguardo retorno

  3. Obrigado pelo tutorial! Muito legal. Uma forma que resolveu o meu problema (pelo menos até agora aparentemente) foi simplesmente ativar o ssl no cloudflare e depois instalar o Really Simple SSL. E quando vou instalar novos sites de teste ou subdomínios, eu uso o Softaculous e escolho a opção de instalar sem o https, pra só depois instalar o Really Simple SSL. Se já instalo com https, dá o problema de vários redirecionamentos e não carrega o site.

  4. Oi Angel, boa tarde! O plugin CloudFlare Flexible SSL Última atualização: 1 ano atrás, não consigo usar na minha versão do wordpress Versão 4.9.1, tem algum outro plugin que faz a mesma coisa, e se tiver um link que explica a configuração do plugin vai me ajudar muito.

      • Oi Angel, o cloudflare eu tenho instalado, mas o plugin “Cloudflare Flexibe SSL” não instalei porque o em Plugins > Adicionar novo , coloco o nome do plugin, nesse caso é o “Cloudflare Flexibe SSL” , quando ele aparece, fala que não é compativel na minha versão do wordpress. Mas agora estou com 2 dúvidas, sendo:
        1. Posso o plugin “Cloudflare Flexibe SSL” abaixar pelo link acima que me deu e instalar que não vai dar problema de compatibilidade?
        2. Quando você disse acima: ” Você pode instalar também só o Cloudflare Flexible SSL”, você está querendo dizer que não precisa instalar o primeiro plugin?

        • Eu já fiz alguns testes aqui apenas com um dos plugins, com os dois e sem nenhum e deu certo. Mas é bom ter o do CloudFlare.
          Sim, vc pode instalar pelo upload, é essa a configuração que tenho aqui e coma mesma versão de WP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here