Às vezes, como webmaster, você pode decidir mover um site ou parte dele para um novo local. Por exemplo, você pode mudar um conteúdo de um subdiretório para um subdomínio ou até mesmo um novo domínio. Fazer estas alterações requer algum trabalho, mas vale a pena se for feito direito.

Para ajudar os mecanismos de busca a entenderem a nova estrutura do seu site e fazer o seu site mais amigável ao usuário, é importante que você siga estes passos:

  • Redirecione todos os usuários e robôs de pesquisa que chegam ao seu conteúdo antigo para o novo endereço usando redirecionamento 301. Para destacar o relacionamento entre os dois endereços, certifique-se de que o endereço antigo aponte para o novo que contem conteúdo similar ao esperado.
  • Tenha tanto o endereço novo como o velho verificados no Google Webmaster Tools (GWT).
  • Veja se o novo caminho é acessível ao robô do google através da feramenta Buscar como GoogleBot (GWT – Diagnóstico > Buscar como GoogleBot). É importante que o google possa acessar o novo conteúdo. Também veja que os caminhos antigos não estão sendo bloqueados pela diretiva disallow no robots.txt de modo que o redirecionamento ou rel=canonical possa ser encontrado.
  • Se a mudança está sendo feita para um novo domínio, use o recurso Mudança de Endereço no menu Configurações do site no google webmasters tool.
  • Se a estrutura das URLs também sofreu alterações, veja se é possível navegar tranquilamente sem achar erros 404. Para investigar sobre links quebrados, procure Crawl errors no GWT.
  • Verifique se o seu mapa do site está correto e foi adicionado ao GWT (Configurações > Sitemaps).
  • Depois de definir os redirecionamentos 301, monitore os seus erros 404 para ver se os usuários estão sendo redirecionados para as páginas novas e não estão encontrando erros. Se isto acontecer, tente identificar qual endereço ele queria acessar, porque ele não foi redirecionado e faça as mudanças necessárias.
  • Confira a seção links para o site no GWT (Seu site na Web > Links para o seu site) e informe aos sites listados lá sobre as mudanças no seu endereço.
  • Se o conteúdo do seu site é específico a uma região, reveja as configuraçãoes geográficas do seu site no GWT (Configurações do site > Configurações).
  • De um modo geral, tente evitar manter dois sites acessíveis (no caso, o antigo e o novo) com conteúdo similar sem redirecionamentos ou sem especificar um rel=canonical.
  • E, por último, recomendamos não implementar outras mudanças drásticas quando estiver mudando de endereço, como alterações grande de conteúdo, estrutura de urls ou na navegação. Muita mudança de uma vez só confunde os mecanismos de busca.

Com estas dicas, dadas pelo próprio google, tudo deve ficar tranquilo e você não deve perder muito em termos de visitas e SEO.

Este artigo tem 11 comentários

  1. Um Ser Pensante Responder

    Olá

    Muito boas as dicas e bem explicado… mas no meu caso há um probleminha.
    Minha página estava alcançando 10000 pageviews mês. Tive de mudar de domínio e não tenho acesso ao antigo. Não pude seguir as dicas colocadas aqui e o Google simplesmente sepultou o meu site.

    Não há mais nada que eu possa fazer?

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *